28 de fevereiro de 2013




Fátima


A história do nome da cidade de Fátima, que antes foi uma aldeia e vila, vem do nome árabe Fátima. Existe uma lenda em Fátima que conta que uma Princesa Moura foi capturada pelos Cristãos durante a Reconquista, que se casou com um Conde de Ourém. Aceitando o Cristianismo foi baptizada com o nome de Oriana, e às Terras o Conde deu o nome de Fátima, em memória dos seus antepassados, e o condado de Oriana que hoje em dia se chama Ourém.
Mas Fátima não seria conhecida a nível
Internacional como uma das grandes capitais espirituais do catolicismo até às aparições da Virgem de Fátima aos 3 pastorinhos do dia 13 de Maio de 1917 ao dia 13 de Outubro de 1917, na Cova de Iria. Os Pastorinhos Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto, viram a Virgem e Ela pediu-lhes para que construíssem uma capela naquele lugar.Este foi um dos motivos que levou a construir o Santuário de Fátima, que naturalmente desenvolveu muito aquele sítio que mais tarde foi promovido a cidade já no ano 1997. Actualmente este recinto tem além do Santuário de Fátima e Capela das Aparições, tem o recinto da Oração, a Basílica da Nossa Senhora do Rosário, a casa do Retiro de Nossa Senhora do Carmo e Reitorado, a Casa de Retiro da Nossa Senhora das Dores e o Albergue para os doentes, a Praça Pío XII, no centro Pastoral Pablo VI e a nova Igreja da Santíssima Trindade.


Actualmente, mais de 4 milhões de turistas e peregrinos vão todos os anos visitar a Nossa Senhora de Fátima, movendo uma economia de cerca de 700 milhões de Euros anualmente, que consiste em 10% dos ingressos do Turismo em Portugal.

Monumentos a Visitar em Fátima


Os Monumentos que podem ser visitados em Fátima são os seguintes: dentro do Santuário de Fátima (Capelinha das Aparições, Capela do Lausperene, Presépio, Monumento ao Sagrado Coração de Jesus, Muro de Berlim, Igreja da Santíssima Trindade, Centro Pastoral Paulo VI), fora do Santuário de Fátima: Valinhos, Loca do Anjo, Via-Sacra e Calvário, Casa de Francisco e Jacinta Marto, Casa de Lúcia dos Santos, O Poço dos Pastorinhos, Casa Museu de Aljustrel, Igreja Paroquial.




 Link dos Monumentos em Fátima na Batalha:
http://www.rt-leiriafatima.pt/site/frontoffice/default.aspx?module=Article/Article&ID=207


Localização de Fátima
Coordenadas para GPS: 39.616106,-8.648818  fica a 84km da VivendaGonçalo


A - Vivenda Gonçalo     B – Fátima



                  
                  Voos                                     Aluguer de Carros                            Hotéis em Fátima

Postagens recentes