28 de fevereiro de 2013

Peniche


Desde tempos remotos Peniche viveu intimamente ligada ao mar. Inicialmente era uma ilha, a acção do vento e das marés a converteu na actual península. Sua situação estratégica, a riqueza das suas terras e desde a sua costa várias civilizações ocuparam estas terras desde tempos pré-históricos, mas precisamente do Paleolítico Médio.
Com a ocupação romana a economia da população, baseada principalmente na agricultura e na pesca,

se estabiliza. Diversos restos datados no século I confirmam a importância na época da indústria conserveira, actividade que continua actualmente.
O desenvolvimento contínua durante a Idade Média graças a importância adquirida por seu porto e a riqueza produzida pela pesca. Com este crescimento o território, até então dependente de Óbidos, alcança autonomia administrativa. No ano de 1158 D. Afonso Henrique lhe concede o Foral.
A partir do século XVI, com a união de Peniche ao país, a população começa a crescer de forma importante. No ano de 1609 é elevada a categoria de Vila e sede do Concelho, logrando assim a independência de Atouguia de Baleia.
No decorrer do século XVI e XVII a prosperidade continua com a construção de um importante sistema defensivo que protegia a população dos ataques piratas.
Durante os séculos XIX e XX se consolida a estrutura económica e social da população graças a riqueza que segue produzindo uma agricultura e uma pesca invejável. No século XX aumenta a produção pesqueira devido a introdução de uma nova técnica, a pesca de cerco, que vai dar lugar a uma variada indústria relacionada com a pesca. Surgem fábricas de conservas, de congelados, de construção naval, etc.

    Monumentos a Visitar em Peniche


Os Monumentos que podem ser visitados em Peniche são os seguintes:  A Fortaleza de Peniche (Monumento Nacional), Portões de Peniche, Baluarte da Misericórdia, Fortaleza e Capitania, Forte de Peniche, Baluarte de Dom João IV, O Forte-Museu, A Fortaleza de Peniche, O Forte em Azulejos (Joaquim Serrenho, 1995), Capela de Santa Bárbara, Baluarte Redondo, Os Pavilhões Prisão, Museu de Peniche - Pescas e Construção Naval, Museu de Peniche - As Rendas de Bilros, Museu Municipal de Peniche.

Link para ver os Monumentos em Peniche e para saber mais sobre eles: http://www.pbase.com/diasdosreis/peniche_monumentos


     Localização de Peniche 
     Coordenadas para GPS: 39.362258,-9.387284 Peniche fica a 34km da Vivenda Gonçalo


A - Vivenda Gonçalo         B – Peniche          







Postagens recentes