27 de fevereiro de 2013

São Martinho do Porto



A região constituída pela serra da Pescaria e pela serra do Bouro constituiu, em tempos geológicos, uma única ilha. Tendo-se dividido, deu origem à baía de São Martinho do Porto.
Em tempos históricos, a povoação é mencionada pela primeira vez referida em uma Carta de Foral passada em 1257 por Frei Estevão Martins, 12º abade do Mosteiro de Alcobaça. A baía foi porto de mar dos
coutos de Alcobaça, onde se desenvolviam actividades ligadas à pesca e à construção naval. Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído inicialmente apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 932 habitantes. Em 1839 foram-lhe anexadas as freguesias de Alfeizerão, Salir do Porto e Serra do Bouro.
Tinha, em 1849, 3 596 habitantes.

Dado o desenvolvimento local e a construção do cais, já por volta de 1885 o bairro da praia passou a lembrar uma segunda vila.
Constitui-se numa estância balnear frequentada pela nobreza e pela burguesia desde o final do século XIX. Actualmente a vila é constituída por dois núcleos distintos:
A parte baixa, vizinha à praia, mais vocacionada para a actividade turística; e A parte alta, onde pontificam as moradias tradicionais e a Igreja Matriz.

  
Monumentos a Visitar em São Martinho do Porto

Os Monumentos que podem ser visitados em São Martinho do Porto são os seguintes: Igreja Matriz, Capela de Santo António, Capela de Nossa Senhora do Livramento, Colégio José Bento da Silva, Edifício dos Antigos Paços do Concelho, Miradouro do Monte do Facho, Miradouro do Cruzeiro, Miradouro do Largo José Bento da Silva, Casa dos Jardins Inclinados - (Monumento Nacional), Fragmentos do Pelourinho - (Monumento Nacional), Edifícios da Rua Cap. Jaime Pinto e Rua José Avelar do Couto - (Monumentos Nacionais)

Link dos Monumentos em São Martinho do Porto
http://alcobaca.no.sapo.pt/freguesias/Monumentos/15-monumentos.htm


Localização de São Martinho do Porto
Coordenadas para GPS: 39.511901,-9.134274 fica a 12km da Vivenda Gonçalo



A - Vivenda Gonçalo     B – São Martinho do Porto

Postagens recentes