27 de março de 2013

Curral das Freiras - Ilha da Madeira


O Curral das Freiras é uma pequena vila, rodeada por enormes montanhas, no coração da Ilha.
O caldeirão onde assenta esta vila foi formado ou pela erosão, ou, como muitos acreditam, por actividade vulcânica. Em 1566, as freiras do Convento de Santa Clara, ao fugir de piratas que atacavam o Funchal, encontraram aqui refúgio, levando consigo o tesouro do convento.
A vila é muito isolada, e muitos dos seus habitantes vivem do que a terra produz.

Um dos acontecimentos locais é a Festa da Castanha, em Novembro. As castanhas são deliciosas e são usadas na cozinha diariamente.
O Curral das Freiras era propriedade de um casal que vendeu a sua terra ao Capitão Donatário do Funchal, João Gonçalves da Câmara. Este Capitão doou as terras às suas filhas quando elas entraram para o Convento de Santa Clara (também construído por ele).
No começo, o Curral das Freiras produzia muita diversidade de fruta como laranjas, limões, cerejas e ameixas. Mas a sua maior riqueza residia na cidra, um negócio rentável para o Convento de Santa Clara.
O povo do Curral das Freiras não viu muita evolução e, estando sob a “dependência” do convento, deveriam ter tido um modo de vida mais clérigo. Antes pelo contrário… este povo de origem moura, vestido com cores garridas, juntava-se em grupos tocando pífaro, bombo e ferrinhos e dançava alegremente.
O Curral das Freiras de hoje tem uma grande festa. Todos os anos, os residentes realizam a Festa da Castanha – esta festa apareceu por causa de haverem muitos castanheiros na freguesia, que eram utilizadas em variadas iguarias culinárias desde sopa a bolos e de pudins a licores.


                   
Voos para a Madeira                     Aluguer de Carros                          Hotéis na Madeira


Postagens recentes