26 de março de 2013

Porto Moniz - Ilha da Madeira


Porto Moniz – cujo nome se pensa estar relacionado com Francisco Moniz, que foi casado com uma das netas de Gonçalves Zarco, o descobridor da ilha – é o ponto mais a noroeste da ilha e também um dos mais espectaculares.
Se viaja a partir do Funchal, é conveniente planear estar o dia todo fora. A melhor rota do ponto de vista panorâmico é, sem
dúvida, a viagem ao longo da costa norte, de Santana até à vila de Porto Moniz com as suas encantadoras piscinas naturais – sem dúvida o seu maior atractivo! Formadas a partir de rochas vulcânicas, estas piscinas são enchidas pelas marés e são também muito populares entre os habitantes locais.
O Porto Moniz conta com uma promenade recente, que liga as piscinas naturais ao cais e que engloba zonas verdes, snack bars, vários miradouros e o inovador Centro de Ciência Viva. Este centro, que inclui uma sala para exposições temporárias, um cyber-café e um auditório com capacidade para 150 pessoas, exibirá exposições de cariz nacional e internacional ligadas à ciência.
O Porto Moniz é também uma importante região vinícola e piscívora e acolhe, todos os anos num dos meses de Verão, a famosa feira do gado. Existem ainda diversos restaurantes que servem uma grande variedade de pratos de peixe e outras especialidades locais.
Ao sair do Porto Moniz, a estrada que sobe em direcção ao Paul da Serra, um planalto que se situa a cerca de 1.600 m de altura, presenteia-o com vistas deslumbrantes para rematar um dia inesquecível.




                  
 Voos para a Madeira                         Aluguer de Carros                           Hotéis na Madeira

Postagens recentes