5 de abril de 2013

Calheta - Ilha da Madeira

Simplesmente encantador! Abençoado com uma beleza natural rara, o concelho da Calheta engloba oito freguesias que se estendem por uma área total de 116 km2.
Quer opte por passear junto ao mar, subir até às íngremes montanhas ou descer pelos magníficos
vales, de certeza que apreciará as muitas maravilhas da natureza que se encontram à sua volta.
O céu estende-se à sua frente como uma tela em tons de azul e a beleza do mar, com as suas águas cristalinas, atrai as atenções até dos mais distraídos, convidando a um mergulho nos dias mais quentes.
Para conhecer melhor a história desta zona, deixamos-lhe de seguida alguns factos relacionados com cada uma das freguesias do concelho da Calheta, o maior do arquipélago da Madeira.

Arco da Calheta


Nascida em 1572, a freguesia do Arco da Calheta localizada entre as montanhas, apresenta uma denominação que advém dos montes circundantes e da sua proximidade relativamente à freguesia da Calheta.
Nesta mesma freguesia, no Sítio do Loreto ergue-se a Capela de Nossa senhora do Loreto, criada pelo bispo do Funchal, Dom David de Sousa, em 1960.


Estreito da Calheta


A denominação deriva do alargamento do nome Estreito, dado primitivamente a um pequeno lugar. A palavra Calheta provém da proximidade dessa povoação, já com um desenvolvimento notável no séc XV.
Nesta freguesia, e para todos os que lá se deslocam, podem-se encontrar as residências dos habitantes localizadas entre o verde da vinha e das bananeiras, frutos tipicamente madeirenses.
No Estreito da Calheta, que nasceu como freguesia na segunda metade do século XVI, encontra-se a igreja paroquial, onde pode ser admirada uma bela imagem da sua padroeira, Nossa Senhora da Graça.


                   
Voos para a Madeira                     Aluguer de Carros                          Hotéis na Madeira


Postagens recentes