1 de maio de 2013

Região Oeste

Lagoa de Óbidos

A Região Oeste é uma região fértil situada a norte de Lisboa, encravada entre o Oceano Atlântico e o maciço que nasce em Montejunto e a observa em toda a sua extensão.
É um território, de luminosidade intensa, em que a costa marítima e o campo se interligam, numa mancha verde, salpicada de casario branco e clima muito ameno.
É um espaço unido por uma herança cultural comum, cimentada em séculos de cultura da vinha e num apego
muito forte à terra e ao mar.
A proximidade a Lisboa e a situação estratégica na ligação a outros grandes centros caldearam o crescimento e a modernidade da região Oeste.
Estações arqueológicas, desde grutas pré-históricas, castros da Idade do Cobre ou povoados romanos, convivem com castelos árabes, aquedutos e pontes romanas, igrejas e mosteiros medievais, fortalezas quinhentistas ou solares dos séculos XVII e XVIII.

Castelo de Óbidos
O Castro calcolítico do Zambujal (Torres Vedras), as estações arqueológicas romanas de Óbidos e Rio Maior; os castelos árabes de Torres Vedras, Óbidos (jóia arquitectónica ímpar)
Mosteiro de Alcobaça
e Alenquer; o Mosteiro de Alcobaça; os conventos do Varatojo e da Graça (Torres Vedras), e as inúmeras igrejas medievais e renascentistas de Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Atouguia da Baleia, Óbidos, Caldas da Rainha, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Alenquer; o trabalho secular das marinas de sal, em Rio Maior, a Real Fábrica do Gelo em Montejunto (Cadaval) os centros históricos de Óbidos, Alenquer, Torres Vedras e Caldas da Rainha são alguns dos aspectos mais marcantes da monumentalidade da Região.

Museu da Cerâmica 
Os museus de Torres Vedras, Alenquer, Óbidos - ricos em arqueologia, pintura e arte sacra - Lourinhã,
com o seu espólio de período Jurássico (a maior colecção de ovos de dinossauro do mundo), de Peniche - fortemente ligado ao mar e de Caldas da Rainha - Museu José Malhoa, Casa-Museu São Rafael (fábrica Bordalo Pinheiro), Museu da Cerâmica e Museus de Escultura, a par das fortalezas de defesa de costa, de Paimogo, Peniche, e Berlenga e das fortificações das Linhas de Torres, (invasões napoleónicas) complementam uma quase inesgotável oferta de monumentos.
Para os amantes da natureza recomendam-se os passeios pedestres no Paul de Tornada, na Reserva Natural da Ilha da Berlenga, única Reserva Marítima do País, na Serra do Socorro ou no Parque da Serra de Montejunto, onde
Ilha das Berlengas
os amantes da espeleologia, do montanhismo e alpinismo se podem deliciar dias a fio, e os desportos na Lagoa de Óbidos.
As termas do Vimeiro e dos Cucos, em Torres Vedras e as das Caldas da Rainha (as mais antigas da Europa) constituem um parque termal, hoteleiro e de animação de grande qualidade.
A oferta da natureza é complementada com as lindíssimas e muito iodadas praias da areia fina, Santa Cruz, Porto Novo, Areia Branca, S. Bernardino, Consolação, Peniche, Baleal, Foz do Arelho, Salir do Porto, São Martinho do Porto, Nazaré, entre outras.
Paul de Tornada
No artesanato, destaque para as rendas de bilros de Peniche e para Caldas da Rainha, um dos mais importantes centros cerâmicos do País.
A gastronomia da Região é rica e variada. Dos ricos pratos da "matança do porco", ao cabrito no forno e ao coelho guisado com arroz, as célebres caldeiradas, os pargos e os robalos de Peniche, cozidos ou no forno, os mariscos dos viveiros de Porto das Barcas (a "lagosta suada" é um manjar que só se encontra no Oeste) as enguias e as amêijoas da Lagoa de Óbidos.
Influência da cultura conventual, as trouxas, as lampreias de ovos e as cavacas das Caldas da Rainha, os pasteis de feijão de Torres Vedras e os pães de ló do Landal, Painho, Alfeizerão e Rio Maior complementam o aroma e o sabor das maçãs e das pêras rochas.
O Oeste é uma das maiores Regiões Vinícolas de Portugal e do Mundo. Vinhos tintos encorpados,
aromáticos e de precioso valor alcoólico, a sul (castas Camarate, Periquita e Tinta Miúda) vivos enquanto novos, intensos e equilibrados, com um raro "bouquet" enquanto velhos; vinhos brancos, a norte (castas Arinto, Fernão Pires e Vital), deliciosamente frutados.
Desta diversidade nasceram em 1989 a Zona Vitivinícola de Óbidos, abrangendo quase toda a área dos Concelhos de Bombarral, Cadaval, Óbidos e Caldas da Rainha e, a Zona Vitivinícola de Alenquer, Arruda e Torres (concelho da Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras). Foi a consagração da qualidade e do prestígio dos vinhos do Oeste.
Também a Região se distingue pela produção dos "Vinhos Leves", de mais baixo teor alcoólico e pela existência, única no País, da denominação de Origem Controlada de Aguardente Vínica da Lourinhã.
Tal diversidade de vinhos é uma riqueza económica, turística e cultural da Região que as "Rotas da Vinha e do Vinho" enquanto circuitos turísticos pretendem reforçar.
Os amantes de Golf têm no Oeste, o seu mais jovem destino em Portugal: Praia d'el Rey - Béltico e Golden Eagle - Rio Maior e Vimeiro - Hotel Golf Mar - Torres Vedras e Praia da Consolação - Atlântico Golf Hotel, serão reforçados oportunamente com novos projectos.
Centros hípicos no Hotel Golf Mar, na Marquiteira (Lourinhã) em Atouguia da Baleia - Quinta das Tripas, nas Quintas de Bom Sucesso - Lourinhã, S. Sebastião - Arruda dos Vinhos, Quinta da Ferraria e Cortiçada - Rio Maior.
Salinas de Rio Maior
O novo Porto de Recreio de Peniche é a base de empresas de desportos náuticos que têm na Berlenga um santuário de pesca e mergulho. Santa Cruz e Peniche (Praias Supertubos e Lagide, no Baleal) são referências obrigatórias para os apaixonados do Surf. A Lagoa de Óbidos para a vela, remo e windsurf (escolas de vela e windsurf).
Parapente e Asa Delta sobretudo em Montejunto, Serra do Socorro e arribas da praia de Santa Rita e Salgados na Nazaré. O aeródromo de Santa Cruz, com a sua escola, oferece possibilidade de vôo em aviões ligeiros e planadores.
Semana santa em Óbidos

As unidades hoteleiras e casas de turismo no espaço rural, parques de campismo e dezenas de restaurantes, bares e locais de animação recomendados, ajudam a tornar a estadia no Oeste em algo onde cresce o desejo de voltar.
A par de todos os seus produtos e equipamentos o Oeste oferece ao longo de todo o ano, grandes eventos de animação, concertos, exposições de arte, o Carnaval de Torres e de Alcobaça, as Feiras da Cerâmica e Fruta (Caldas da Rainha), o Festival do Vinho (Bombarral), as Festas da Nossa Sr.ª da Boa Viagem (Peniche), a Romaria a Montejunto (Cadaval), a Feira da Ascensão (Alenquer), as Festas de Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos (Nossa Sr.ª da Salvação) com os seus acontecimentos tauromáquicos, as Feiras da Cebola e das Tasquinhas em Rio M
aior e centenas de feiras, festas e romarias populares.
As novas auto-estradas (A8 e A15) e as novas vias rápidas ligam o Oeste a Lisboa, Santarém e Leiria em poucos minutos e ao Porto em menos de 3 horas.



                        㕣 Fotos          ☖ Características          € Preços e Disponibilidade          ☎ Contactos

 Reserve já as suas férias na Vivenda Gonçalo perto da Lagoa de Óbidos ao reservar uma semana receba como Oferta de uma Garrafa de Vinho, um queijo e um pão.

Postagens recentes