16 de julho de 2013

Locais a Descobrir

Albufeira do Azibo
A norte, a albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, onde a extensão de areia a confunde com a mais branca praia da costa, até Vieira do Minho e Ponte da Barca, com as praias de Ermal – apelidada de ‘Ilha dos Amores’ – e Ermida a convidarem ao mergulho em águas límpidas. A 1500 metros de altitude, a praia fluvial de Loriga foi uma das 21 finalistas das 7 Maravilhas das Praias de Portugal. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, ali ainda são bem visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o
vale. O rio Mondego guarda a quatro quilómetros de Coimbra – cuja Universidade foi agora considerada Património Mundial e é de visita obrigatória – a praia fluvial de Palheiros e Zorro.
Ermail - "Ilha dos Amores"
Recomendamos, ainda, a lagoa de Óbidos (Covão dos Musaranhos) e a praia de Penha Garcia, em Idanha-a-Nova. Já no Alentejo, à beira do rio Tejo, a praia do Almal, em Gavião, é exemplo do charme das praias do Interior – às infraestruturas adequadas à prática balnear acresce a vista retemperadora para o Castelo de Belver. Também no Alentejo, uma praia fluvial em Mértola merece mergulho.
As nossas sugestões de praias em Alcoutim, Alte e Lagoa provam que o bom Algarve também se estende em beleza para o interior, longe da agitação.
Ponte da Barca
Nas ilhas, longe da costa, destaque também para a Floresta de Laurissilva, na Madeira, e o Parque Terra Nostra, na ilha de São Miguel, Açores.
ALBUFEIRA DO AZIBO: A BANHOS
Situada em Macedo de Cavaleiros e a cerca de 40 km de Bragança, a albufeira do Azibo tem duas praias fluviais de excelência. Na praia da Ribeira (uma das 7 Maravilhas das Praias de Portugal) pode usufruir de uma plataforma com piscinas. É possível a prática de canoagem, BTT, voleibol e futebol e existem parques infantis, cafés, restaurantes e rulotes com comida e bebida e balneários. Ali perto, na praia da Fraga da Pegada podem fazer-se percursos pedestres. Ambas as praias têm bandeira azul e são vigiadas.

Lagoa de Óbidos

Postagens recentes