21 de agosto de 2013

Fajã da Caldeira de Santo Cristo - São Jorge - Açores


A bela Fajã da Caldeira de Santo Cristo situa-se na freguesia da Ribeira Seca, na costa norte da fabulosa Ilha de São Jorge, conhecida como a Ilha das Fajãs do Arquipélago dos Açores, e é provavelmente a mais famosa e bonita da Ilha. 

Classificada como Reserva Natural, tal a sua importância e biodiversidade, e como Sítio de Importância Internacional, a Fajã da Caldeira de Santo Cristo alberga importantes espécies de fauna e flora, com destaque para as amêijoas presentes na belíssima Lagoa. De facto, a Lagoa da Fajã de Santo Cristo, de águas aprazivelmente quentes e calmas, é habitat para várias e interessantes espécies naturais, nomeadamente de avifauna, promovendo paisagens de grande deslumbre.



A Fajã da Caldeira de Santo Cristo caracteriza-se por duas dimensões -- uma ecológica e outra sócio-cultural - que ditam a sua importância à escala regional, não só pela existência de uma lagoa que possui uma espécie de amêijoa única no Arquipélago dos Açores, mas também pelo cariz religioso que detém. Tanto a Fajã da Caldeira de Santo Cristo como a Fajã dos Cubres distinguem-se das restantes fajãs da ilha porque desenvolveram sistemas lagunares associados, únicos na região e muito pouco comuns em ilhas vulcânicas oceânicas, proporcionando zonas húmidas raras e únicas e de elevada biodiversidade.


Poderá degustar as famosas Amêijoas no Restaurante "O Borgessão muito boas mesmo.



Postagens recentes